ORDEM DE SERVIÇO - NR 01

Elabore suas Ordens de Serviço com a Planilha ORDEM DE SERVIÇO - NR 01

Formação Empilhadeira - Carton do Brasil - Andirá Pr.

Curso de Formação na Operação de Empilhadeira - MARÇO 2019

PLANILHA INTERATIVA GESTÃO DO INVENTÁRIO DE PRODUTOS QUÍMICOS

FAÇA VOCÊ A GESTÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS DE SUA EMPRESA OU DE SEUS CLIENTES

ESTABILIDADE PROVISÓRIA DE EMPREGO

Acidente e/ou Doença do Trabaho

E-SOCIAL

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

GESTÃO DE ESPAÇO CONFINADO

Uma das principais preocupações das organizações que utilizam dos mais variados tipos de espaços confinados em suas plantas e processos produtivos é como evitar acidentes nestes ambientes. Isso acontece porque as responsabilidades com a saúde e a segurança dos trabalhadores são do empregador previstas por lei (claro que os trabalhadores também têm as suas responsabilidades), além de serem medidas fundamentais para salvaguardar a integridade física dos trabalhadores. 

Também é importante lembrar que os acidentes de trabalho geram prejuízos para todos. O trabalhador é prejudicado pela ocorrência, que pode resultar em danos físicos e psicológicos ou, em casos mais graves, a morte. Já a organização precisa lidar com os afastamentos, arcar com os danos causados e pode ser multada pelos órgãos competentes, caso tenha descumprido a legislação específica quanto aquela atividade que gerou e/ou expos o trabalhador ao perigo e risco que lhe causou os danos.

Regulamentando esta atividade, a Norma Regulamentadora nº 33 (conhecida como NR 33) traz as medidas preventivas que devem ser observadas pelos empregadores e empregados nos espaços confinados. Vejamos o que diz a norma em seu item 33.1.1.

NR 33 - 33.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

 

MAS O QUE É UM ESPAÇO CONFINADO???

 

A própria NR 33 nos traz um conceito sobre como podemos entender e até mesmo classificar um ambiente como um espaço confinado, vejamos:

NR 33 - 33.1.2 - Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

 

Temos também uma outra definição através da NBR 16577 que também nos orienta como devemos conceituar e até mesmo classificar um ambiente como sendo um espaço confinado:

3.24 – Espaço Confinado: ‘’Qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída ou uma configuração interna que pode causar aprisionamento ou asfixia em um trabalhador e na qual a ventilação é inexistente ou insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou defi­ciência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolver ou conter um material com potencial para engolfar/afogar um trabalhador que entrar no espaço’’.

 

POR QUE DEVEMOS CADASTRAR OS ESPAÇOS CONFINADOS???

 

Segundo a NR 33 em seu item 33.3.3, toda organização deverá manter cadastro atualizado de todos os espaços confinados inclusive dos desativados e afim de conscientizar todos os trabalhadores que desempenham suas atividades nestes ambientes, bem como para fazer a identificação e reconhecimento dos riscos existentes e assim ter embasamento para as tomadas de medidas de prevenção necessárias.

33.3.3 Medidas administrativas:

a) manter cadastro atualizado de todos os espaços confinados, inclusive dos desativados, e respectivos riscos;

 

Grandes empresas possuem softwares sofisticados que auxiliam o departamento de segurança do trabalho nesta gestão, porém pequenas empresas muitas vezes não possuem acesso a essas importantes ferramentas, bem como profissionais que fazem consultoria a pequenas empresas, pensando nisto estou disponibilizando de forma GRATUITA esta GESTÃO DE ESPAÇO CONFINADO em formato planilha de Excel, que vocês poderão utilizar como ponto de partida e parâmetro, assim gerenciar os espaços confinados existentes nas empresas que trabalham.

Abaixo, conforme prometido, segue o link para download da planilha GESTÃO DE ESPAÇO CONFINADO, espero que seja de grande utilidade para você e não se esqueça de compartilhá-la com seus contatos, vamos disseminar a Segurança do Trabalho.

Faça o download de sua Gestão de Espaço Confinado através do link abaixo: 

https://drive.google.com/file/d/15I-qemS1SZvr1Vidd2-FRjxo168vFnDT/view?usp=sharing

 

Abaixo segue também link de um vídeo explicativo sobre as funcionalidades da planilha de Gestão de Espaço Confinado.



 

Gostou do artigo, deixe seu comentário. Vamos trocar ideias e informações. Difundir Segurança do Trabalho é nosso objetivo.

 

Abraços a todos.

 

José Santos

Técnico em Segurança do Trabalho; Instrutor de Treinamentos em SST; Autor do blog – setranet.blogspot .com




Leia Mais

domingo, 27 de setembro de 2020

Formação Operador de PEMT

 



TREINAMENTO DE FORMAÇÃO PARA OPERADOR DE PLATAFORMA ELEVATÓRIA MÓVEL DE TRABALHO

 

O Treinamento de Formação para Operador de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho – PEMT, é obrigatório conforme o Anexo IV da Norma Regulamentadora 18, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Este treinamento é necessário para capacitar o operador quanto ao uso correto da máquina, suas funcionalidades, práticas de uso, características do equipamento e forma correta de direção que cada máquina possui.

‘’NR 18 – Anexo IV: Item 5. Capacitação

5.1 - O operador deve ser capacitado de acordo com o item 18.22.1 da NR-18 e ser treinado no modelo de PTA a ser utilizado, ou em um similar, no seu próprio local de trabalho.

O Treinamento de formação para Operador de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho  - PEMT, tem como objetivo desenvolver a capacidade necessária para a operação segura de uma PEMT de forma mais eficaz e eficiente dentro do ambiente de trabalho, tendo em vista a necessidade de realizar atividades em diferentes níveis de altura com segurança, de forma a evitar incidentes e acidentes que possam colocar em risco o operador e demais trabalhadores, bem como preservar as boas condições do equipamento.

             Sendo assim, colaboradores da empresa Certano Comércio de Alimentos Ltda, com início em 19/09/2020 e finalizado em 26/09/2020, foram capacitados e assim qualificados para a operação de uma PEMT de categoria 3a, com intuito de utilizar o equipamento com segurança em atividades de altura, bem como multiplicar os conhecimentos adquiridos em seu ambiente de trabalho.









Leia Mais

domingo, 20 de setembro de 2020

Treinamento de Formação para Operador de Transpaleteira Elétrica



TREINAMENTO DE FORMAÇÃO PARA OPERADOR DE TRANSPALETEIRA ELÉTRICA

 

O Treinamento de Formação para Operador de Transpaleteira Elétrica é obrigatório conforme item 11.1.5 da Norma Regulamentadora Nº11, Portaria nº 3214/78, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

‘’NR11 item 11.1.5: Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.’’

O Treinamento de formação para Operador de Transpaleteira Elétrica, conforme as normas NR 11 e NR 12, tem em seu objetivo desenvolver a capacidade necessária para a operação segura de uma Transpaleteira Elétrica de forma mais eficaz e eficiente dentro do ambiente de trabalho, tendo em vista a movimentação interna de cargas com segurança, de forma a evitar incidentes e acidentes que possam colocar em risco o operador e demais trabalhadores, bem como preservar as boas condições da máquina.

Sendo assim, colaboradores da empresa Certano Comercio de Alimentos Ltda receberam este treinamento com intuito de utilizar o equipamento com segurança no transporte de materiais, bem como multiplicar os conhecimentos adquiridos em seu ambiente de trabalho.
















Leia Mais

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PLANILHA INTERATIVA - GESTÃO DE EPI



Que o Equipamento de Proteção Individual – EPI é um requisito muito importante para salvaguardar a integridade física do colaborador, não temos dúvida, porém para que uma empresa possa transformar sua matéria prima em um produto final com qualidade e principalmente com segurança, é preciso que haja uma gestão e controle dos EPIs que são utilizados pelos colaboradores nas mais variadas funções e atividades dentro da empresa.

O EPI deverá ser fornecido para o colaborador sem nenhum custo, em perfeitas condições de uso e que tenha o Certificação de Aprovação – CA, que é obrigatório no Brasil. O colaborador deverá receber treinamentos a respeito de cada equipamento recebido, para que seu uso seja eficiente e alcance o resultado pretendido. A responsabilidade de treinar e garantir o correto consumo dos EPIs também é do empregador.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos no ambiente de trabalho em que o trabalhador desenvolverá suas atividades, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem proteção satisfatória contra os riscos de acidentes ou doenças do trabalho.

 

MAS O QUE É UM EPI?

Conforme a Norma Regulamentadora 6 da Secretaria do Trabalho, podemos definir o EPI da seguinte maneira, vejamos o que nos diz no item 6.1 - Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Além disso, a NR 6 também determina os padrões que devem ser obedecidos e o tipo de equipamento que os profissionais devem utilizar, como óculos, luvas, capacetes, entre outros. Bem como a responsabilidade do empregador e dos empregados pois ambos devem se preocupar com essa proteção.

Portanto, garantir o uso adequado de um EPI na empresa é uma maneira de assegurar que toda atividade será realizada com os trabalhadores protegidos frente aos perigos e riscos nas quais estão expostos.

 

O QUE PRECISO PARA O CONTROLE DE EPI?

Grandes empresas possuem softwares sofisticados que auxiliam o departamento de segurança do trabalho e o almoxarifado de epis da empresa nesta gestão, porém pequenas empresas muitas vezes não possuem acesso a essas importantes ferramentas, bem como profissionais que fazem consultoria a pequenas empresas, pensando nisto estou disponibilizando de forma GRATUITA esta gestão de epis em formato planilha do Excel, que vocês poderão utilizar como parâmetro e assim gerenciar os epis utilizados na empresa que trabalham.

Abaixo, conforme prometido, segue o link para download da planilha GESTÃO DE EPI, espero que seja de grande utilidade para você e não se esqueça de compartilhá-la com seus contatos, vamos disseminar a Segurança do Trabalho.

 

https://drive.google.com/file/d/1KlETUzDDHAn6W4Z1BzJU8lBJ_LBAR89r/view?usp=sharing

 

Abaixo segue também um vídeo onde explico as funcionalidades da planilha de Gestão de EPI.




Gostou do artigo, deixe seu comentário. Vamos trocar ideias e informações. Difundir Segurança do Trabalho é nosso objetivo.

 

Abraços a todos.

 

José Santos

Técnico em Segurança do Trabalho; Instrutor de Treinamentos em SST; Palestrante e Consultor em SST para empresas; Autor do blog – setranet.blogspot .com (Suportes Consultoria e Treinamentos)


Leia Mais

quinta-feira, 16 de julho de 2020

GESTÃO INSPEÇÃO DE SEGURANÇA - PLANILHA INTERATIVA




Tida como uma das principais ferramentas básicas utilizadas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, a Inspeção de Segurança consiste na observância das não conformidades em uma determinada atividade, posto de trabalho e até mesmo um setor como todo.

Sendo realizada pelo SESMT, Cipa e demais profissionais conforme a necessidade, a Inspeção de Segurança, tem em seu escopo colher informações detalhadas as quais irão nortear o prevencionista no levantamento dos perigos e riscos identificados, medidas de controles existentes, bem como na elaboração do plano de ação para as tomadas de medidas necessárias na minimização ou eliminação destes perigos e riscos.

É importante que o responsável pela inspeção, seja qual for o profissional, que realize visitando o setor, acompanhe a atividade que está sendo executada da empresa para que possa identificar e investigar os perigos e riscos que envolvam o trabalhador, o patrimônio da empresa, a produção e o meio ambiente.

Toda inspeção de segurança deverá analisar não só as condições do ambiente de trabalho, porém levar também em consideração, grupos de operações, processos e indivíduos. Assim, esta inspeção conseguirá ser ainda mais abrangente e assertiva na identificação de possíveis agentes de acidente bem como a agentes causadores de doenças ocupacionais.

Acidentes não acontecem por acaso e quando acontece não é por apenas um fator predominante, acidentes de trabalho ocorrem pela junção de vários fatores. Por isso, as inspeções de segurança devem fazer parte da rotina das empresas de forma contínua e tudo deve ficar registrado para que as mudanças (preventivas ou corretivas) sejam colocadas em prática e as medidas implantadas sejam fiscalizadas no futuro.

Assim, disponibilizo de forma GRATUITA, uma planilha simples para que você possa fazer sua gestão de inspeção de segurança, de forma interativa poderá acompanhar a evolução das ações tomadas, registrando e divulgando graficamente seus indicadores gerados pelas inspeções realizadas.

Lembramos que essa Gestão de Inspeção de Segurança disponibilizada para download é um MODELO, VOCÊ irá utilizá-la conforme as necessidades de seu local de trabalho ok.

Espero que seja de grande utilidade para todos.

Abaixo segue um vídeo onde explico para vocês as funcionalidades da planilha de gestão de inspeção.



Abaixo segue o link para o download da planilha de gestão de inspeção.

https://drive.google.com/file/d/1ERbIksyo55Uxm_o4bq6MbhUF2ky3HT-Q/view?usp=sharing


Gostou do artigo, deixe seu comentário ou entre em contato através do e-mail suportestreinamentos@outlook.com.

Abraços a todos.


Leia Mais

segunda-feira, 6 de julho de 2020

ORDEM DE SERVIÇO EM SST




ORDEM DE SERVIÇO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 

A Ordem de Serviço emitida para todos os trabalhadores é o primeiro contato deste com as informações necessárias quanto aos perigos, riscos e medidas de controle que o trabalhador terá ao realizar suas atividades dentro de uma organização.

A Ordem de Serviço permite detalhar por meio de um procedimento administrativo de segurança do trabalho as peculiaridades de cada atividade profissional e suas medidas de ordem geral (coletivas), bem como os equipamentos de proteção individual que serão adotados para a proteção contra exposição dos trabalhadores e mitigação frente aos acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

Sua elaboração se dará com base nas recomendações mínimas destacadas pela NR 01 (Disposições Gerais). A Ordem de Serviço em Segurança e Saúde do Trabalho encontra previsão legal em duas importantes legislações).

I) Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no item II do artigo 157 que diz que é obrigação da empresa instruir os trabalhadores por meio de Ordens de Serviço quanto os cuidados a serem observados para evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

II) Na Norma Regulamentadora Nº 01 da Secretaria do Trabalho, denominada Disposições Gerais, indicando em linhas gerais e dentre outros aspectos, as obrigações de empregadores e empregados com relação a Segurança e Medicina do Trabalho. Sua atual redação dada pela

 Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019 e publicada no D.O.U. em 31/07/2019 nos diz:

 

1.4.1 Cabe ao empregador:

a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;

b) informar aos trabalhadores:

I. os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho;

II. as medidas de controle adotadas pela empresa para reduzir ou eliminar tais riscos;

III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

c) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores; (Grifo meu)

d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;

e) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas;

f) disponibilizar à Inspeção do Trabalho todas as informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

g) implementar medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

I. eliminação dos fatores de risco;

II. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva;

III. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; e

IV. adoção de medidas de proteção individual.

 

No momento da admissão, todo empregador deverá apresentar a Ordem de Serviço ao seu novo colaborador em um treinamento admissional, também chamado de treinamento de integração. Apresentando nela as normas gerais de saúde e segurança do trabalho bem como normas gerais da empresa.

Não existe previsão e determinação legal para a validade da Ordem de Serviço em Segurança do Trabalho, no entanto recomendamos que ela seja renovada anualmente ou quando houver alterações substâncias na atividade e/ou no ambiente de trabalho que acarrete a exposição do trabalhador a novos perigos e riscos não contidos na Ordem de Serviço anterior. 

 

Gostou do artigo, deixe seu comentário.

A Suportes Consultoria e Treinamentos disponibiliza de forma GRATUITA, um modelo de Ordem de Serviço em SST em planilha excel 100% EDITÁVEL para que você possa utilizá-la da melhor maneira possível e assim atender um requisito legal em SST. Lembramos que essa ordem de serviço disponibilizada para download é um MODELO, VOCÊ irá utilizá-la conforme as necessidades de seu local de trabalho ok.

Espero que seja de grande utilidade para todos.

Segue abaixo o link para DOWNLOAD GRATUITO do modelo de Ordem de Serviço da NR 01.

https://drive.google.com/file/d/10fdF4kzzLyjSox8tS3vemz3WFg3SB7dh/view?usp=sharing


Leia Mais

segunda-feira, 29 de junho de 2020

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA - UMA NECESSIDADE DIÁRIA.



A segurança de nossa equipe deve vir em primeiro lugar. Para tanto existem vários procedimentos administrativos que nós prevencionistas devemos colocar em prática a fim de diagnosticarmos a quantas anda nosso ambiente de trabalho. Um deles é a Inspeção de Segurança. Então, com certeza, as inspeções de segurança da sua empresa devem estar em dia. Existem vários tipos de inspeções que podem e devem ser aplicadas na rotina industrial e os gestores devem ficar de olho para saber se estão sendo executadas corretamente.

As Inspeções de Segurança têm diversas finalidades e assim como todos os demais procedimentos administrativos em SST, sua finalidade principal é a prevenção de acidente no ambiente de trabalho, abaixo podemos ver mais algumas de suas finalidades onde podemos destacar os seguintes:

– Detectar possíveis condições perigosas de natureza ambiental e ocupacional que possam se manifestar na forma de condições inseguras bem como desvios comportamentais;

– Mitigar os riscos e reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho, ambientais de e doenças ocupacionais;

– Reduzir os encargos trabalhistas e previdenciários;

– Aumentar o interesse dos trabalhadores por questões de segurança, meio ambiente e de saúde no trabalho a fim deixá-los atentos e elevar a produtividade;

– Observar e corrigir métodos inadequados de trabalho e assim seguindo o princípio da melhoria contínua, adequando as atividades de maneira a torná-las mais seguras e produtivas;

– Diminuir também as ocorrências que possam causar danos ao patrimônio físico da empresa e ao meio ambiente;

– Verificar se as medidas de controle e preventivas de segurança implementadas estão sendo eficazes e surtindo o efeito esperado pela empresa.

Gostou do artigo?

Tenho um presente para você.

Abaixo disponibilizo um link para que você possa baixar um modelo de formulário de inspeção de segurança e assim aplicar esta importantíssima ferramenta em sua empresa, importante lembrar que este arquivo é 100% editável e você poderá editá-lo conforme a necessidade de sua empresa.

Então, bora fazer inspeção de segurança galera.....


https://drive.google.com/file/d/1saSqNhwbvt8qRwCsn39aDl7nmwrEKSXR/view?usp=sharing

 

h
Leia Mais

terça-feira, 23 de junho de 2020

PLANILHA CONTROLE DE EXTINTORES




PLANILHA CONTROLE DE EXTINTORES

Extintores são equipamentos de segurança capazes de controlar ou extinguir princípios de incêndios, sempre ressaltando que quando o incêndio atinge grandes proporções o corpo de bombeiros deverá ser acionado. No entanto para que possamos ter esses equipamentos sempre à nossa disposição e principalmente em boas condições, é necessário que façamos uma gestão de controle desses equipamentos, assim saberemos se estarão aptos a serem utilizados em situações de emergência.

Assim, a Suportes Consultoria e Treinamentos disponibiliza de forma GRATUITA, uma planilha para o controle de extintores, de forma interativa você poderá fazer sua gestão e assim certificando que seus equipamentos estão todos operacionais e disponibilizados de forma adequada nas áreas.

Espero que seja de grande utilidade para todos.

Segue abaixo o link para DOWNLOAD GRATUITO da planilha.

https://drive.google.com/file/d/11bwo1J469uUEN2ky7O3wGf1CV4DKjVgh/view?usp=sharing
Leia Mais

MAIO AMARELO

MAIO AMARELO
CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS

CLIENTES SUPORTES

CLIENTES SUPORTES
Clientes atendidos pela Suportes Consultoria e Treinamentos

Contato - Suportes Consultoria e Treinamentos

Nome

E-mail *

Mensagem *