Um dos princípios da NR 35 que trata do Trabalho em Altura é diminuir ao máximo a exposição dos trabalhadores a exposição de queda, no entanto muitas vezes precisamos alcançar algo para que nossa atividade seja realizada e concluída. Para isso temos hoje em dia várias maneiras adequadas de fazermos com segurança e uma delas é a utilização de Plataformas de Trabalho Aéreo - PTA, também conhecidas como pantográficas. E para que essa atividade seja realizada com a devida segurança se faz necessário a capacitação dos trabalhadores antes de iniciarem a operação deste equipamento utilíssimo porém perigoso se operado de forma incorreta.
Devido aos ''vícios de trabalho'' adquiridos pelos operadores de PTAs, devemos tomar uma medida mitigadora que é a Reciclagem na operação deste equipamento com intuito de reorientação aos procedimentos operacionais obrigatórios e assim corrigir falhas que possam causar acidentes.
Pensando neste sentido, no dia 02/09/2017 a empresa Metalúrgica Novo Mundo de Andirá-Pr, realizou treinamento de Reciclagem para seus colaboradores que utilizam PTAs em suas atividades diárias.
Agradeço ao convite da empresa Metalúrgica Novo Mundo na qual me proporcionou ministrar este treinamento e assim fomentar a importância de se realizar atividades em altura com a segurança necessária para este equipamento.
José Aparecido dos Santos
Técnico em Segurança do Trabalho
Instrutor de Operador de Empilhadeira e PTA
setranet.blogspot.com
joseapsantos@outlook.com
Leia Mais