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Por que
é importante fazer um relatório de incidentes de trabalho?
Colaboradores
devem ter canais de comunicações acessíveis para reportar incidentes no
ambiente de trabalho.
Diferente
do Acidente de Trabalho, o conceito de incidente de trabalho é a ocorrência
inesperada de alguma situação no trabalho que poderia ter levado a um acidente
mas que não chegou a levar. Ou seja, um quase acidente que pode ou não ter
havido danos materiais.
Embora o
objetivo de relatar os incidentes seja de melhorar a segurança no local de
trabalho, ainda há várias razões pelas quais os colaboradores e/ou gestores se
recusam a registrar e relatar todos os incidentes que acontecem no local de
trabalho, prevencionistas devem adotar uma cultura de conscientização dos
colaboradores e gestores a fim de fazer com que os relatos sejam feitos.
Os
colaboradores das áreas de gestão e de linha de frente precisam entender que
relatar um incidente faz uma grande diferença na segurança, através desses
relatos podemos eliminar a ocorrência de acidentes mais sérios.
Gostou do formulário, clique no link abaixo para fazer o download e bom proveito, arquivo 100% editável.
https://drive.google.com/file/d/1QApYVbx7_7G7KXXGqZcXb4cf2wntGDf2/view?usp=sharing
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